A hipótese do Monitor
- Todos temos mecanismos psicológicos no qual o aprendiz constantemente avalia a língua que ele está produzindo.
- O monitor envolve apenas a aprendizagem, não a aquisição.
Esta hipótese acentua que nossa habilidade em realizar enunciados em outras línguas é consequencia de um conhecimento involuntário, em que o conhecimento consciente serve para formatar, ou seja, fazer correções antes das produções escritas ou orais.
A teoria do Monitor define a relação entre aquisição e aprendizagem. Nossa capacidade natural de assimilar línguas é decorrente de esforços espontâneos, somos disciplinados através das regras gramaticais e suas exceções. A gramática e suas regras nos servem de monitores refletindo sobre nós diferentes características de personalidade.
“ o aluno só adquirirá o que estiver no ponto certo de seu desenvolvimento maturacional, não importando a freqüência com que ele é exposto, e nem o grau de dificuldade envolvido. Assim, as estruturas que esteja além de seu desenvolvimento serão apenas memorizadas, sem contudo, serem integradas, o que significa uma não capacidade desse aluno de usá-las efetivamente.” (Krashen, 1987).
Os efeitos do monitoramente sobre as pessoas são vários, dependendo da personalidade de cada uma delas, por exemplo: pessoas introvertidas poderão desenvolver um bloqueio que compromete a espontaneidade devido à consciência de que podem cometer erros; pessoas extrovertidas pouco se beneficiarão, uma vez que a função de monitoramento é quase ineficaz, está submetida a uma personalidade imprópria que se manifesta sem maior cautela.
Algumas condições são necessárias para que ocorro o monitoramento, são elas:
- Tempo suficiente: que a pessoa disponha tempo suficiente para avaliar as alternativas com base nas regras incidentes;
- Preocupação com a forma: que a pessoa concentre atenção não apenas no ato da comunicação, no conteúdo da mensagem, mas também e principalmente na forma;
- Conhecimento de regra: que a pessoa tenha conhecimento da regra que se aplica ao caso.
fontes:
http://www.profala.com/arteducesp183.htm
https://www.sk.com.br/sk-krash.html
http://www.profala.com/arteducesp183.htm
https://www.sk.com.br/sk-krash.html
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