A hipótese do Filtro Afetivo
A aprendizagem de um idioma adicional traz em si sentimentos variados que podem ser conscientes ou inconscientes. O medo, ansiedade, frustração e muitas outras emoções, podem influenciar esse processo e devem ser considerados pelo professor. Segundo Krashen, o Filtro Afetivo, é uma espécie de barreira que impede que o indivíduo/aprendiz processe o input recebido na nova língua. De acordo com essa teoria, auto-confiaça, stress, motivação e ansiedade são fatores afetivos determinantes para o sucesso da aprendizagem. Em sua teoria, Krashen atribui aos fatores afetivos uma importância considerável, uma vez que esses fatores estão diretamente relacionados tanto ao processo de aquisição/aprendizagem de uma segunda língua quanto aos resultados obtidos ao longo e ao final desse processo( CALLEGARI, 2006). Para Krashen, o ideal seria que o indivíduo apresentasse um filtro afetivo mais fraco ou baixo, pois assim, o input recebido penetraria mais fácil na parte do cérebro responsável pela linguagem.
STOCO, Nina. O filtro afetivo e a aprendizagem de um segundo idioma. Sproutly, 2016. Disponível em: < https://sproutly.com.br/2016/08/05/o-filtro-afetivo-e-a-aprendizagem-de-um-segundo-idioma/>. Acesso em: 02 de dez. de 2018.
CALLEGARI, Marília Oliveira Vasques. Reflexões sobre o modelo de aquisição de segundas línguas de Stephen Krashen - Uma ponte entre a teoria e a prática em sala de aula. Trab. linguist. apl. [online]. Campinas, vol.45, n.1, pp.87-101, 2006.
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