A hipótese da Aquisição e da Aprendizagem
Fonte:https://youtu.be/GjM6oSpoiGE
"O processo de assimilação produz habilidade prático-funcional sobre a língua falada e não conhecimento teórico; desenvolve familiaridade com a característica fonética da língua, sua estruturação e seu vocabulário; é responsável pelo entendimento oral, pela capacidade de comunicação criativa e pela identificação de valores culturais.” (KRASHEN, 1987).
A distinção entre aquisição e aprendizagem é uma das hipóteses estabelecidas por Stephen Krashen em sua teoria sobre aprendizado de línguas estrangeiras.
Aquisição (acquisition) refere-se ao processo de assimilação natural, intuitivo, fruto de interação em situações reais de comunicação, em que o aluno participa como agente ativo. Segundo Krashen, é semelhante ao processo de assimilação da língua materna pelas crianças. Processo que produz habilidade prática sobre a língua falada e não o conhecimento teórico, desenvolve familiaridade com a fonética da língua e seu vocabulário, é responsável pelo entendimento oral e pela comunicação. Uma abordagem inspirada em “acquisition” valoriza o ato comunicativo e desenvolve a autoconfiança.
Portanto, uma abordagem de ensino inspirada na aquisição da linguagem valoriza o ato comunicativo e desenvolve a autoconfiança do aluno. Exemplo de “language acquisition” são os jovens que residem no exterior durante um tempo através de programas de intercâmbio cultural, atingindo um grau de fluência materna, porém, na maioria dos casos, sem nenhum conhecimento a respeito do idioma.
REFERÊNCIA: PORTAL DA EDUCAÇÃO -Teorias de Aquisição da Linguagem <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/teorias-de-aquisicao-da-linguagem/17923> acesso em: 06 de Dezembro
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